Tags

quarto-crianca-baguncadoO quarto das crianças, sem dúvida, está entre os ambientes da casa tendem a acumular mais tralha e ficar mais bagunçados que os outros. Se já você sabia disso, que tal ajudá-los a mudar esse cenário?

É importante que as crianças participem deste processo. Explique o que você fará e peça que elas ajudem.O primeiro passo é destralhar, ou seja, desfazer-se de brinquedos velhos e quebrados ou que não mais utilizados. Faça isso duas vezes por ano. A doação sempre é a melhor opção.

brinquedo organizado 4Comece por adquirir caixas organizadoras transparentes, pois mesmo que as crianças ainda não saibam ler, elas verão o que estará guardado nelas, facilitando a busca.

brinquedos cx transparenteO importante é que as crianças entendam que essa é uma ação diária. Assim ao perceber que os brinquedos estão se acumulando, ela os guardará nas caixas, todo dia.

Esse processo é válido também para o material escolar, como lápis, cadernos, giz, cola e canetinhas.

lapis canetinhas guardadasQuanto aos livros, eles podem ser colocados em uma estante de fácil acesso para a altura delas.

livros infantis 2Valorize as atividades lúdicas. Pendure os desenhos delas num ‘varalzinho’, como se fosse cordel. Isso dá uma leveza e um ar de brincadeira ao quarto.

Estando o quarto da criança organizado, isso ajudará na capacidade de concentração, no desenvolvimento da inteligência e da autonomia, além de proporcionar novas descobertas.

organize_kids_roomsTransmita aos seus filhos que a organização começa pelas atitudes deles em relação aos seus pertences. Isso cria a responsabilidade. E relembre-os com amorosidade que tudo deve ser colocado no mesmo lugar de onde foi tirado, depois da brincadeira terminar.