Tags

Quem nunca reclamou de ter que guardar em casa milhares de contas?

pilhas de papelada para arquivarO acúmulo de papéis pode ser perturbador e contribuir para a bagunça da casa, mas arquivar documentos é muito importante e necessário. Afinal, só com eles você pode justificar que uma conta já foi paga, reclamar de um produto adquirido que está com defeito ou ainda comprovar propriedade ou posse de um bem. Segundo contadores, uma pessoa pode tomar sérios prejuízos caso esses documentos sejam solicitados e ela não os tenha sob seu domínio.

Guarde sempre muito bem organizados todos os documentos, pois isso facilita na hora da procura.

arquivar documentosEm 2009 foi aprovada uma lei (12.007) que obriga as prestadoras de serviços público ou privado a encaminhar ao consumidor uma declaração de quitação anual de débitos, que deve ser enviada até o mês de maio do ano seguinte.
De acordo com a legislação, somente terão direito a este documento aqueles que estiverem em dia com todas as parcelas ou mensalidades do ano anterior.

É importante salientar que só se podemos nos desfazer dos recibos pagos mensalmente no momento em que receber o documento de quitação anual. É preciso ficar alerta se na declaração de quitação está contida a informação de que a mesma substitui as quitações dos faturamentos mensais.

Mundo digital

No caso de pagamentos feitos pela internet, é importante imprimir ou salvar uma cópia do comprovante assim que a conta for quitada,  para não ter surpresas com eventuais problemas que o computador possa vir a ter. Por isso, faça constantemente o backup dessas pastas.

pagamento pela internetPrazos

Segundo a Fundação Procon-SP, o período para conservação das declarações anuais e também de outros documentos varia conforme a situação.

Clique no link abaixo para saber mais sobre quanto tempo guardar documentos comprovantes, recibos e contas, entre outros.

http://bybethmullet.com/arquivos/tabela-de-temporalidade-para-guardar-documentos.docx