Tags

O azulejo geralmente é usado como revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou mesmo como elemento decorativo isolado. Atualmente os azulejos não servem simplesmente para revestir, mas para decorar também. É um patchwork.

O patchwork é uma técnica de costura que reúne retalhos de tecidos coloridos e de padronagens e cores diferentes que são costurados uns nos outros. Ou seja, é uma colcha de retalhos. E essa técnica foi transportada para a decoração por arquitetos que a inseriram eme uma parede, um piso, mesclando os azulejos em um só painel.

É preciso usar a imaginação e a criatividade. Eles literalmente transformarão ambientes que serão inundados por cores, dando uma nova vida a eles.

São mais utilizados em áreas como a cozinha, a churrasqueira, a sala e a varanda, mas vale para outros lugares também, como o banheiro.

É uma arte que confere múltiplas combinações de desenhos e cores. Um pequeno painel em meio a uma parede, para ganhar destaque; uma parede inteira, para chamar a atenção da área; o tampo de uma mesa de cozinha.

azulejo lavabo followthecolours.com.br

fonte: followthecolours.com.br

bancada de cozinha ajilbab.com

fonte: ajilbab.com

parede sala 2 www.dolceabitare.com

fonte: www.dolceabitare.com

É claro que deve-se tomar cuidado com a composição do ambiente, então analise se os azulejos escolhidos combinam com o patchwork de azulejos que você idealizou.

Na lojas de azulejos antigos são uma festa para os lhos de quem quer fazer um painel. Você pode se surpreender ao encontrar raridades que darão um ar retrô ao seu ambiente.

Imagine, crie!